As doenças cardiovasculares correspondem a quase um terço dos óbitos em todo o mundo.
É preciso cuidar do coração.
A alimentação tem sempre um papel muito importante para o bom funcionamento cardíaco, é por meio dela que o organismo vai receber os nutrientes necessários para o funcionamento dos órgãos, argumenta a nutricionista Gisele Caetano, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar."
Comer de forma variada, equilibrada e em quantidade moderada é fundamental para proteger o coração e a saúde, evitando o consumo excessivo de gordura de origem animal, gordura trans, frituras e sal, e aumentando o consumo de alimentos antioxidantes (verduras e legumes que são fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos) para proteger as artérias de danos causados pelos radicais livres”.
Broculos

Muita vitamina C, fornece vitamina A e ácido fólico.
Fibras que ajudam a deitar fora o mau colesterol do organismo.
Proteínas, cálcio, ferro e é rico em bioflavonoides, uma substância antioxidante, que previne o envelhecimento das artérias.
Frutas cítricas
Que são fontes de vitamina C que fortalece e repara os vasos sanguíneos, aliada à vitamina A, presente em quase todas as frutas, protege as células da oxidação causada pelos radicais livres.As frutas tem fibra, fazem o coração funcionar a todo vapor.
Melão, kiwi, morango, framboesa, mamão, uvas, damasco e manga.
Abacate

Azeite

É um óleo também que contém vitaminas A, E e polifenóis, todos excelentes antioxidantes.
Este baixa a tensão arterial e os níveis de glicose no sangue e evita a agregação de plaquetas de gordura, O óleo também contém vitaminas A, E e polifenóis, todos excelentes antioxidantes.
Soja

Tem mais proteínas e ferro que a carne e mais lecitina que ovo.
A lecitina melhora memória, previne o envelhecimento arterial: a isoflavona, que atua na redução do LDL, baixando o risco de ataques cardíacos sendo ela pobre em gorduras e calorias.
Peixes

Seteciona bem e escolha o salmão, sardinha e robalo são ricos em ômega 3, baixa o nível do LDL, tem ômega 3 que promove a boa saúde cardíaca
Establizador de arritmias, baixa o triglicérides e favorece a queima dos lipídios (gorduras), fator que ajuda a emagrecer.
Coma 100 g de peixe fresco, pelo menos três vezes por semana para se beneficiar.
Leguminosas
Feijão, grão de bico, ervilha e lentilha. As leguminosas cuidam do órgão vital, tem fibras insolúveis e solúveis.
Estas últimas retêm a água dos alimentos e fabricam uma estrutura em forma de gel no corpo.
Para o coração, é melhor é a solúvel, porque reduz a absorção do colesterol e arrasta-o para fora do organismo.
Cenoura e Maça

Contém betacaroteno, um antioxidante que ajuda para que as artérias não envelheçam, fonte de pectina, um tipo de fibra solúvel .
A fibra da a maçã manda para bem longe as doenças do coração.
Nozes
São frutas oleaginosas, assim como a castanha, castanha-do-pará, avelã e pistache, possuem grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que baixam o mau colesterol.Fornecem vitamina E, poderoso antioxidante, e vitaminas do grupo B, que são necessárias para o bom funcionamento cardíaco.
Para não comprometer a silhueta, consume 1/2 xícara de café por dia.
Cereais

Eles tem fibras que reduzem a absorção do colesterol e o arrastam para fora do organismo.
Manda para bem longe.
O SAL Em excesso, aumenta a pressão arterial, origina derrames cerebrais ou ataques cardíacos.OS AÇÚCARES não te enganes com o sabor e prazer que dá pois ele de bonzinho, não tem nada.
Projudica a saúde cardíaca, provoca a arteriosclerose, aumentar as chances de anginas ou dor no peito até mesmo infarte agudo do miocárdio.
AS GORDURAS saturadas, em especial carnes vermelhas e de porco.
Gurduras trans, encontradas em biscoitos recheados e bolos.
AS FRITURAS principalmente as de gordura animal é rica em gorduras saturadas ela libera substâncias nocivas à saúde, entre elas, as gorduras trans.
Sem comentários:
Enviar um comentário